Home » Plano de Gestão de Impactos | Mina de Brucutu, MG | 2006

Plano de Gestão de Impactos | Mina de Brucutu, MG | 2006

O Plano de Gestão de Impactos tinha por objetivo adequada orientação à VALE para o encaminhamento de suas questões, impactos e demandas do território relacionados à instalação e operação da mina de minério de ferro de Brututu – a segunda maior mina de ferro do Brasil –, localizada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, MG.

Totalizando investimentos na ordem de US$ 1,1 bilhão, e com capacidade de produção de 10% do minério brasileiro, a inauguração da mina de Brututu se deu em outubro de 2006. No período de dois anos de obras, o número de trabalhadores chegou ao pico de 6.000 pessoas, alojadas nos municípios vizinhos, principalmente em Barão de Cocais. Este município, então com 25.000 habitantes, recebeu a maior parte dos impactos negativos, especialmente no que diz respeito a problemas de trânsito, saúde e segurança, o que punha em risco a imagem e reputação da Vale junto aos seus habitantes, à mídia e aos stakeholders.

Implantação (2005) | Mina de Brucutu | Operação (2012)

Fundamentado nos parâmetros da sustentabilidade, o projeto compreendeu a capacitação dos grupo que estava à frente da operação e o estabelecimento de posicionamento e direcionamentos da VALE em relação aos impactos do empreendimento, que embasaram as propostas de um conjunto de ações referentes à gestão de impactos, diálogo social (relacionamento com stakeholders) e investimento social estratégico.

Alguns Resultados:

• A implantação destas ações aliviou a pressão sobre a VALE junto aos atores locais e poder público, viabilizando um ambiente de relacionamento adequado para a instalação da mina e o posterior aproveitamento das oportunidades oriundas do empreendimento, na fase de operação.

• O Plano de Gestão de Impactos embasou a construção de um modelo de governança e de processos para a sustentabilidade de empreendimentos da VALE.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>