Home » Instituto Rever

Instituto Rever

O Instituto Rever de Empreendedorismo e Inovação é uma organização sem fins lucrativos, criada em maio de 2015, quando a Rever Urbano optou por constituir um Instituto para viabilizar ações sociais que traduzam o movimento de que todo processo de transformação deve ser embasado no empoderamento das pessoas, a fim de torná-las protagonistas na dinamização e desenvolvimento de um território.

Sediado na cidade do Rio de Janeiro, tem como principal foco o trabalho e o estudo de temas associados ao empreendedorismo e atua realizando treinamentos, cursos, orientações a empresas, pessoas e territórios. Busca sempre atuar em rede e acredita que esta postura, junto com a transparência total em suas ações, a prestação de contas e abertura para auditorias externas, garantem sua sustentabilidade enquanto entidade e permitem a firmeza de propósito na atuação.

Na sua trajetória participou do gerenciamento de três projetos, são eles:

  • C.E.U.  (casa do empreendedor urbano) que acontece na sede do Instituto e é a concretização daquilo que a instituição acredita. É um exercício de coletividade de empreendedores inseridos no contexto da economia criativa, que se propõem a trabalhar em rede, fomentando com isso não só a aceleração de seus negócios, como também a percepção do olhar para novos cenários, oportunidades e de transformação do território. Para conhecer o principal projeto do instituto, acesse:  www.tonoceu.com.br
  • O projeto Alto Juruá, financiado e auditado pelo BNDES, tem interlocução com a Associação Apiwtxa do Rio Amônia.  Uma iniciativa vinculada aos índios Ashaninka do Rio Amônia, no Acre, que visa contribuir com a inclusão socioprodutiva de seringueiros e não índios, a partir do processo de reflorestamento e introdução de novas práticas econômicas a partir do manejo florestal.  Nossa missão é ajuda-los a pensar em estratégias de transformação daquele território, bem como contribuir com a organização da associação e da comercialização dos produtos ali desenvolvidos. https://www.facebook.com/ashaninka.apiwtxa/
  • O projeto em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas / UNFPA Brasil que tem como objetivo o fortalecimento das capacidades do Instituto Rever para sua atuação junto ao Pacto do Rio, no desenho, implementação, monitoramento e avaliação de projetos de construção de habilidades para a vida entre adolescentes e jovens de comunidades pacificadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Sendo que o “Pacto do Rio”, um conjunto de compromissos articulados que busca alinhar os objetivos de órgãos públicos, com os de parceiros privados, da sociedade civil, do setor de pesquisa e organismos internacionais, permitindo o planejamento e a execução integrada das ações, tendo sempre como princípios a justiça social, a eficiência de recursos (econômicos e ambientais) e a boa governança (ética, transparência e mecanismos de participação).

Como forma de se integrar e conectar às ações já existentes no bairro onde atua, participa dos seguintes movimentos:

  • Santa Rede: Rede formada por instituições e produtores de cultura do bairro de Santa Teresa, reunidos desde maio de 2013, para ampliar a sinergia entre os participantes, levando-os a formarem parcerias de sucesso entre si, proporcionando ao bairro de Santa Teresa, novos e melhores eventos artístico culturais.
  • Ame Santa, associação que reúne empreendedores e profissionais da cultura, gastronomia, comércio, serviços, turismo e lazer atuantes no POLO GASTRONÔMICO, CULTURAL E TURÍSTICO DE SANTA TERESA, que tem por finalidade o fomento e a revitalização cultural, econômica e social do bairro, fortalecendo o associativismo e atraindo a atenção do poder público e da iniciativa privada para ações que estimulem o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à natureza histórica e cultural do bairro de Santa Teresa.

Os objetivos principais do Instituto são:

1. Promover cursos, palestras, seminários, vivências, encontros, eventos culturais, grupos de estudos e treinamento nas atividades desenvolvidas pela associação e por seus associados.

2. Desenvolver, implantar e executar projetos ou programas que promovam e organizem atividades que aparem o empreendedorismo, a inovação, a habitação, a cultura, a ecologia, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

3. Promover e apoiar projetos e ações que visem o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, adequado à sustentabilidade do meio ambiente e recursos naturais e vinculado às potencialidades e atributos locais.

4. Promover, sugerir e apoiar ações para a melhoria da qualidade de vida da população, nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, cultura, segurança e ocupação do solo, em conjunto com o poder público e alinhado aos princípios do desenvolvimento sustentável.

5. Participar da preservação e promoção do patrimônio histórico, artístico e cultural da região.

6. Participar na gestão de fundos criados para promover o desenvolvimento sustentável em todo o território nacional através de programas de financiamento.

7. Participar na gestão de órgãos de natureza público-privado, relacionados ao desenvolvimento sustentável da região.

8. Defender, preservar e conservar o meio ambiente.

9. Promover o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo e a inovação.