Home » Desafios e Oportunidades: Ilha da Madeira – Itaguaí | RJ

Desafios e Oportunidades: Ilha da Madeira – Itaguaí | RJ

No ano de 2014 realizamos junto ao Porto Sudeste do Brasil, o Programa de Valorização da Cultura e o Programa de Geração de Trabalho e Renda, na Ilha da Madeira, município de Itaguaí.

Apoiado por uma metodologia participativa, o processo envolveu os moradores da Ilha da Madeira.  Desenvolvemos com o grupo, um plano de ações que ampliassem a geração de renda e que produzissem valorização da cultura pesqueira.  Todas essas ações estavam circunscritas diretamente no território.  Além disso, foi organizado o Comitê de Desenvolvimento da Ilha da Madeira.  Esse grupo, formado por moradores, lideranças locais e empresários, tem a função de articular e colocar em prática as ações planejadas.

Paralelo às ações de planejamento, foi realizado uma capacitação empreendedora. Nosso intuito foi fomentar o empreendedorismo local e a ampliar a capacidade dos integrantes do comitê para a realização das ações.  Ao final do curso foram elaborados mais de 10 empreendimentos, que serão futuramente objeto de investimento da empresa Porto Sudeste do Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>