Home » Centro Dragão do Mar | Fortaleza, CE | 1998 – 1999

Centro Dragão do Mar | Fortaleza, CE | 1998 – 1999

Vista geral do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | foto: Christian Brandão

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um centro cultural, um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, CE. Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, além de servir de espaço para as manifestações culturais diversas.

São 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cine Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo.

O Dragão do Mar tem a maior parte de sua programação com acesso gratuito ou com preços simbólicos, com o objetivo de formar platéia nas diversas linguagens artísticas.

A arquitetura do Centro Dragão do Mar se caracteriza por suas linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Construído em uma antiga área portuária, o Centro Dragão do Mar possui em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros.

O Centro Dragão do Mar é um espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e a difusão da arte e da cultura, foi idealizado pelo Secretário da Cultura do Ceará, o jornalista Paulo Linhares e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes, na década de 90.

Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Fonte: http://www.dragaodomar.org.br

O Projeto

Necessidades:

Fortalecimento do setor cultural da cidade, incremento ao turismo local, fortalecimento das atividades comerciais, integração social através da cultura e lazer e aumento da circulação de pedestres (locais e turistas) na região.

Objetivos:

Viabilizar a revitalização do Centro Dragão do Mar e de todo seu entorno. criando uma área diferenciada, identificada com os valores e a cultura cearense; integrando e potencializando as economias e suas formas, existentes  na  vizinhança (Praia de Iracema – Av. Monsenhor Tabosa), vivenciando um processo inovador de revitalização de áreas urbanas que possa servir de exemplo e incentivo ao desafio de recuperação do Centro da Cidade de Fortaleza.

Atrações:

• Polo Cultural Dragão do Mar;

• Polo comercial Monsenhor Tabosa;

• Polo de entretenimento da Praia de Iracema;

• Praça de eventos.

• Ônibus móvel de integração dos polos da região.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>